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GOVERNO DO ESTADO
DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE - Marco
Zero
Redes de Aprendizagem / Proinfo Integrado /
MEC
CURSO: REDES DE APRENDIZAGEM
UNIDADE 2 – CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
Profa.
Formadora/Facilitadora: Rosilma Lobato Pinheiro
Professor (a) Cursista: Maria de Fátima Soares Ferreira
Unidade Escolar: CEPS Maria Saloomé Gomes Sares
Função que atua: Professora de ambiente tecnológico/
Coordenadora de Mídias, Tecnologias e Comunicação.
EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR
SANTANA-AP
NOVEMBRO
DE 2015
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS
METODOLOGIA
RECURSOS
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE
MANUTENÇÃO E REVITALIZAÇÃO
AVALIAÇÃO
REFERÊNCIA
ANEXOS
1. APRESENTAÇÃO
1. APRESENTAÇÃO
Nos
dias atuais os recursos tecnológicos estão em todas as áreas do conhecimento
humano, na sociedade e na área educacional não poderia ser diferente. A
tecnologia educacional, por si só não terá nenhuma utilidade, se não houver
participação de todos num só processo. A sala de aula não é mais o único espaço
onde o professor ministra suas aulas, outros ambientes nas escolas existem para
favorecer o processo ensino aprendizagem.
Este
projeto foi pensando e elaborado a partir da necedade de utilizar a telessala como
mais um recurso tecnológico e uma ferramenta metodológica para enriquecer e
dinamizar as aulas dos professores do centro, dos curso técnicos em
Eletroeletrônica e Edificações, Pronatec e cursos Fic’s.
O
projeto da Telessala visa envolver toda a comunidade escolar, diretor,
professores, coordenadores, pais, alunos, funcionários, técnicos e comunidade
em geral, numa ação integradora que mobilize a todos os que fazem a educação do
CEPS numa perspectiva crítica, reflexiva e criativa, onde percebam o potencial
e a riqueza dos recursos tecnológicos para o processo ensino aprendizagem.
Dentro deste propósito a Telessala e demais projetos que envolvem tais recursos
deverão ser trabalhados de forma interdisciplinar incorporado ao Projeto
Politico Pedagógico do Centro e ao planejamento dos professores, fazendo parte
integrante e extensiva da sala de aula.
2. JUSTIFICATIVA
A
tecnologia passou a ser mais um
instrumento pedagógico, sua construção deve permitir a interação no mundo da
informática como ferramenta pedagógica existem quatro pilares fundamentais para
o sucesso do aprendizado a estrutura física do centro e a comunidade
interligada com a internet e demais sistemas, programas e serviços disponível
nas redes sociais, multiplicando assim conhecimentos produtivos a tarde e que
passam contribuir no avanços ensino e aprendizagem dos alunos.
Vale
ressaltar que a tecnologia se evidencia no mundo todo e tecnológicos tornou-se
uma necessidade, posto que a dinâmica e o movimento em torno da informação e
consequentemente da educação parte do principio que o individuo precisa estar
interagindo e convivendo no dia-a-dia com um aparato de recursos tecnológicos e
que o mesmo de ter conhecimento e
domínio de como utilizar esses recursos e a seu favor, uma vez que a tecnologia
surgiu com o intuito de melhorar a vida das pessoas.
No
mundo educacional a utilização desses recursos como rádio, televisão, vídeo,
computador, celular, internet, jornais, revistas, e etc. são ferramentas
pedagógicas que se tornaram fundamentais no processo de ensino aprendizagem,
pois além de ser um facilitador do ensino é também fonte de informações e
pesquisa.
O
CEPS deve oferecer aos alunos e comunidade escolar todo esse aparato
tecnológico, que devem estar nos ambientes de aprendizagem como: biblioteca, laboratórios
e telessala, incluindo a biblioteca.
Neste
ambiente, professores, alunos e os
demais funcionários que atuam neste centro de educação profissional deve estar
a par que estes ambientes existem e que funcionam com suas especificidades, como
podemos destacar a telessala que irá trabalhar com o programa da TV Escola e a
Videoteca atendendo os três turnos de funcionamento deste Centro.
Faz-se
necessário comunicar professores e os demais funcionários de como será a
utilização dos recursos tecnológicos dentro de uma ação pedagógica desse
ambiente, pois sabemos que uma nova sociedade exige uma nova pratica educativa.
Neste sentido a TV Escola surge como mais uma possibilidade concreta de
formação continuada para o professor, e de acesso a vídeos educativos que
enriquecem e apoiam as atividades em sala de aula. A TV Escola pode
efetivamente, contribuir para construção do espaço escola. Mas, para que isso
aconteça, a apropriação desse importante recurso não pode limite-se a
iniciativas isoladas de um o outro professor.
Nesse
sentido, o Projeto Politico Pedagógico surge como uma resposta para utilização
da TV Escola enquanto proposta da comunidade para o salto na direção da
qualidade, através da formção de professores e da utilização de novas linguagens.
3. OBJETIVOS:
3.1 GERAL:
Desenvolver
através da Telessala atividades extensivas às aulas de sala de aula, dando
suporte ao professor com a projeção de vídeos, filmes, documentários e
conteúdos específicos dos Componentes Curriculares, atrelados aos conteúdos
ministrados em sala de aula e de temas transversais relacionados ao cotidiano
numa perspectivas integradora provocando debates entre os alunos, professores
após o uso desses recursos tecnológicos dispositivos.
3.2 ESPECÍFICOS:
ü Organizar
e equipar a Telessala;
ü
Conhecer o acervo dos vídeos da telessala para indicar ou sugerir aos
professores;
ü Divulgar
o funcionamento da Telessala de que forma o professor irá desenvolver seu
trabalho;
ü Disponibilizar
a equipe de professores o acervo de vídeos, documentários e filme da telessala;
ü Estabelecer
uma relação harmônica entre o Coordenador da Telessala e o professor de sala de aula, como forma de parceria
eficiente e a melhoria no ensino aprendizagem;
ü Criar
um momento de Sessão Pipoca aos alunos;
ü Promover
Concursos que estimule a participação dos alunos na produção de vídeos e
fotografias;
ü Incorporar
ao Projeto Político Pedagógico da escola o Projeto da Telessala “EDUCAÇÃO
INTERDISCIPLINAR”, como forma de garantir recursos para a renovação do acervo e
manutenção da Telessala;
ü Acompanhar
e orientar o professor no preenchimento das fichas técnicas da Telessala.
4. METODOLOGIA:
O projeto da telessala “EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR”, seguirá uma metodologia de agendamento
prévio e o preenchimento da Ficha Técnica com descrição do Tema e o Conteúdo ou
tema para apreciação do mesmo. Caso a duração do vídeo ou filme for superior ao
horário da aula do professor, será agendado um horário alternativo aos alunos
para a continuação da exibição, nos horários vagos da turma será registrado a
presença dos alunos e a identificação dos mesmos que comparecerem na exibição
extra;
Haverá também equipamentos à disposição dos
professores para utilização em sala de aula, como forma de atender um maior
número de solicitação.
Após o termino do filme, documentário e aulas
vídeos assistidos, provocar momentos de debates que levem ao entendimento e
compreensão da mensagem mas relevante do que foi assistido pelos alunos;
Conduzir palestras sobre a função da
Telessala, convidando profissionais com experiência para que possa divulgar a
importância dessa aprendizagem colaborativa, como forma de redimensionar a
metodologia oferecida dentro da sala de aula;
Realização e Organização de Concursos de
fotografias e vídeos produzidos pelos alunos. Após uma seleção criteriosa levar
a exposição desses trabalhos;
Motivar
os alunos a produzirem vídeos e até mesmo fotografar os momentos culturais que
acontece no CEPS, para serem selecionados através de concursos os melhores,
depois escolher um período para expor esse material que poderá ser apreciado
por todos no centro, essas produções fará parte do acervo da telessala;
Organizar a cada semestre um momento da Sessão
Pipoca com a participação de alunos, funcionários e comunidade escolar.
5. RECURSOS
5.1 RECURSOS HUMANOS:
ü Direção,
Coordenação da Telessala, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Ensino,
Coordenação de Cursos, Coordenação de Cursos, Professores, alunos, convidados e
comunidade;
5.2 RECURSOS MATERIAIS:
ü Datashow,
notebook, computador com acesso a internet, aparelho de DVD, caixa amplificada,
tela para projeção, câmara fotográfica, filmadora impressora colorida, papel
A4, papel para fotografia, armário com chave, extensão, DVDs e CDs (virgem),
grampeador (grampo), tesoura grande e pequena, grampeador de pressão (grampo),
antena parabólica, pistola para silicone (bastão de silicone), estilete, microssistem, televisão 40, fita durex
transparente (grande e pequeno), perfurador, pasta para arquivo, classificador
com elástico, lápis, borracha, caneta, corretivo, régua 50cm, microfone.
5.3- PLANILHA DE CUSTOS:
Itens
|
Descrição
|
Quantidade
|
Valor Unitário
|
Valor Total
|
01
|
Projetor Multimídia (Data show)/ Beng
|
01
|
2.359,00
|
2.359,00
|
02
|
Tela de projeção com tripé/ Tramotina
retrátil
|
01
|
460,00
|
460,00
|
03
|
Caixa amplificada (pequena)/ Fran
|
01
|
549,00
|
549,00
|
04
|
Televisor 32’ / LG
|
01
|
1.345,00
|
1.345,00
|
05
|
Gravadora de CD e DVD/ Sata
|
01
|
95,00
|
95,00
|
06
|
Máquina fotográfica Digital
profissional/ Canon T5
|
01
|
1,500,00
|
1,500.00
|
07
|
Microfone sem fio/ Le Son Ls 802-
ht/ht
|
01
|
599,00
|
599,00
|
08
|
Apresentador Multimídia caneta/
Pointer AMP16LA Targus
|
01
|
155,00
|
155,00
|
09
|
HD Externo/ Seagata Expansion
|
01
|
676,00
|
676,00
|
10
|
CD Virgem (caixa)/ Maxprint
|
02
|
30,00
|
60,00
|
11
|
DVD Virgem (caixa)/ Maxprint
|
02
|
65,00
|
130,00
|
Valor Total
|
7.234,00
|
7.329,00
|
6. CRONOGRAMA
DE ATIVIDADE:
ü Montagem
do Projeto
Estruturação da sala com os equipamentos necessários para
o funcionamento da mesma
ü Catalogar
e montar o acervo da Telessala.
Divulgação do acervo e coleta de
sugestões com a equipe técnica e professores;
Reunião com a equipe gestora e técnica
para apresentação do Projeto;
Palestra sobre as funções da Telessala;
Planejamento integrado com todas as
Coordenações;
Folder de divulgação das atividades e a
importância da Telessala como apoio pedagógico ao professor;
Atender diariamente conforme o
agendamento do professor nos três turnos;
Promover concursos de vídeos e
fotografias produzidos pelos alunos durante os eventos do Centro, começando
pelo Projeto Natal Solidário;
Montar as regras do concurso e divulgar
as melhores Projeções de vídeos na escola;
Escolher uma data de apreciação através
de banca julgadora;
Premiação do melhor vídeos;
Realizar um concurso de poesia e dança
com as turmas do Centro e Pronatec e com a comunidade escola;
Promover um evento cultural por ano para
divulgação do trabalho da telessala;
Realizar uma vez por semestre um filme
para os alunos.
6.1 Manutenção e Revitalização da Telessala
Garantir
a manutenção dos equipamentos, tornar um ambiente mais adequado ao
desenvolvimento do projeto e atividades inerentes a programação da Telessala,
para tal sugerirmos que parte dos recursos
financeiros a serem arrecadados e/ ou contemplados pelo Centro, passam ser
aplicados também na telessala, como forma de investimento na recuperação do
ambiente, objetivando oferecer m ambiente que favoreça a realização das
atividades e refletindo na melhoria da qualidade do ensino, deste centro, pois
só assim a Telessala poderá desenvolver melhor suas ações relacionadas ao
assessoramento pedagógico, como mais uma ferramenta tecnológica que chegou para
auxiliar o professor a melhorar o ensino aprendizagem dos alunos.
6.2 AVALIAÇÃO
O
projeto será avaliado no processo, levando em consideração alguns aspectos
como: hábitos de trabalho que concerne ao uso dos equipamentos, iniciativa
capacidade criadora e persistência; atitudes sociais; atividades cientificas;
A
avaliação também se dará no decorrer do desenvolvimento das atividades
realizadas, proporcionando momentos de reflexão das ações já realizadas e do
uso da Telessala para possíveis ajustes conforme as necessidades forem
surgindo.
7. REFERÊNCIA
Brasil/
Mec/ Secretaria de Educação FundamentalSantana,
Ilza Martins. Por que Ensinar?Como avaliar?
Critérios e Instrumentos Pretrópoles: Vozis, 1995.
http://videoteca.nettimk.com.br
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