segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Projeto Telessala

 





GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE - Marco Zero
Redes de Aprendizagem / Proinfo Integrado / MEC
CURSO: REDES DE APRENDIZAGEM
UNIDADE 2 – CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS

Profa. Formadora/Facilitadora: Rosilma Lobato Pinheiro
Professor (a) Cursista: Maria de Fátima Soares Ferreira
Unidade Escolar: CEPS Maria Saloomé Gomes Sares
Função que atua: Professora de ambiente tecnológico/ Coordenadora de Mídias, Tecnologias e Comunicação.














EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR















SANTANA-AP
NOVEMBRO DE 2015











SUMÁRIO



APRESENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS
METODOLOGIA
RECURSOS
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE
MANUTENÇÃO E REVITALIZAÇÃO
AVALIAÇÃO
REFERÊNCIA
ANEXOS
1.  APRESENTAÇÃO

Nos dias atuais os recursos tecnológicos estão em todas as áreas do conhecimento humano, na sociedade e na área educacional não poderia ser diferente. A tecnologia educacional, por si só não terá nenhuma utilidade, se não houver participação de todos num só processo. A sala de aula não é mais o único espaço onde o professor ministra suas aulas, outros ambientes nas escolas existem para favorecer o processo ensino aprendizagem.
Este projeto foi pensando e elaborado a partir da necedade de utilizar a telessala como mais um recurso tecnológico e uma ferramenta metodológica para enriquecer e dinamizar as aulas dos professores do centro, dos curso técnicos em Eletroeletrônica e Edificações, Pronatec e cursos Fic’s.
O projeto da Telessala visa envolver toda a comunidade escolar, diretor, professores, coordenadores, pais, alunos, funcionários, técnicos e comunidade em geral, numa ação integradora que mobilize a todos os que fazem a educação do CEPS numa perspectiva crítica, reflexiva e criativa, onde percebam o potencial e a riqueza dos recursos tecnológicos para o processo ensino aprendizagem. Dentro deste propósito a Telessala e demais projetos que envolvem tais recursos deverão ser trabalhados de forma interdisciplinar incorporado ao Projeto Politico Pedagógico do Centro e ao planejamento dos professores, fazendo parte integrante e extensiva da sala de aula.











2. JUSTIFICATIVA

A tecnologia  passou a ser mais um instrumento pedagógico, sua construção deve permitir a interação no mundo da informática como ferramenta pedagógica existem quatro pilares fundamentais para o sucesso do aprendizado a estrutura física do centro e a comunidade interligada com a internet e demais sistemas, programas e serviços disponível nas redes sociais, multiplicando assim conhecimentos produtivos a tarde e que passam contribuir no avanços ensino e aprendizagem dos alunos.
Vale ressaltar que a tecnologia se evidencia no mundo todo e tecnológicos tornou-se uma necessidade, posto que a dinâmica e o movimento em torno da informação e consequentemente da educação parte do principio que o individuo precisa estar interagindo e convivendo no dia-a-dia com um aparato de recursos tecnológicos e que  o mesmo de ter conhecimento e domínio de como utilizar esses recursos e a seu favor, uma vez que a tecnologia surgiu com o intuito de melhorar a vida das pessoas.
No mundo educacional a utilização desses recursos como rádio, televisão, vídeo, computador, celular, internet, jornais, revistas, e etc. são ferramentas pedagógicas que se tornaram fundamentais no processo de ensino aprendizagem, pois além de ser um facilitador do ensino é também fonte de informações e pesquisa.
O CEPS deve oferecer aos alunos e comunidade escolar todo esse aparato tecnológico, que devem estar nos ambientes de aprendizagem como: biblioteca, laboratórios e telessala, incluindo a biblioteca.
Neste ambiente,  professores, alunos e os demais funcionários que atuam neste centro de educação profissional deve estar a par que estes ambientes existem e que funcionam com suas especificidades, como podemos destacar a telessala que irá trabalhar com o programa da TV Escola e a Videoteca atendendo os três turnos de funcionamento deste Centro.
Faz-se necessário comunicar professores e os demais funcionários de como será a utilização dos recursos tecnológicos dentro de uma ação pedagógica desse ambiente, pois sabemos que uma nova sociedade exige uma nova pratica educativa. Neste sentido a TV Escola surge como mais uma possibilidade concreta de formação continuada para o professor, e de acesso a vídeos educativos que enriquecem e apoiam as atividades em sala de aula. A TV Escola pode efetivamente, contribuir para construção do espaço escola. Mas, para que isso aconteça, a apropriação desse importante recurso não pode limite-se a iniciativas isoladas de um o outro professor.
Nesse sentido, o Projeto Politico Pedagógico surge como uma resposta para utilização da TV Escola enquanto proposta da comunidade para o salto na direção da qualidade, através da formção de professores e da utilização de novas linguagens.



3. OBJETIVOS:
3.1 GERAL:
Desenvolver através da Telessala atividades extensivas às aulas de sala de aula, dando suporte ao professor com a projeção de vídeos, filmes, documentários e conteúdos específicos dos Componentes Curriculares, atrelados aos conteúdos ministrados em sala de aula e de temas transversais relacionados ao cotidiano numa perspectivas integradora provocando debates entre os alunos, professores após o uso desses recursos tecnológicos dispositivos.

3.2  ESPECÍFICOS:

ü  ­Organizar e equipar a Telessala;
ü  ­­­­ Conhecer o acervo dos vídeos da telessala para indicar ou sugerir aos professores;
ü  Divulgar o funcionamento da Telessala de que forma o professor irá desenvolver seu trabalho;
ü  Disponibilizar a equipe de professores o acervo de vídeos, documentários e filme da telessala;
ü  Estabelecer uma relação harmônica entre o Coordenador da Telessala e o professor de  sala de aula, como forma de parceria eficiente e a melhoria no ensino aprendizagem;
ü  Criar um momento de Sessão Pipoca aos alunos;
ü  Promover Concursos que estimule a participação dos alunos na produção de vídeos e fotografias;
ü  Incorporar ao Projeto Político Pedagógico da escola o Projeto da Telessala “EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR”, como forma de garantir recursos para a renovação do acervo e manutenção da Telessala;
ü  Acompanhar e orientar o professor no preenchimento das fichas técnicas da Telessala.

4. METODOLOGIA:
                                      
 O projeto da telessala “EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR”, seguirá uma metodologia de agendamento prévio e o preenchimento da Ficha Técnica com descrição do Tema e o Conteúdo ou tema para apreciação do mesmo. Caso a duração do vídeo ou filme for superior ao horário da aula do professor, será agendado um horário alternativo aos alunos para a continuação da exibição, nos horários vagos da turma será registrado a presença dos alunos e a identificação dos mesmos que comparecerem na exibição extra;
 Haverá também equipamentos à disposição dos professores para utilização em sala de aula, como forma de atender um maior número de solicitação.
 Após o termino do filme, documentário e aulas vídeos assistidos, provocar momentos de debates que levem ao entendimento e compreensão da mensagem mas relevante do que foi assistido pelos alunos;
 Conduzir palestras sobre a função da Telessala, convidando profissionais com experiência para que possa divulgar a importância dessa aprendizagem colaborativa, como forma de redimensionar a metodologia oferecida dentro da sala de aula;
 Realização e Organização de Concursos de fotografias e vídeos produzidos pelos alunos. Após uma seleção criteriosa levar a exposição desses trabalhos;
  Motivar os alunos a produzirem vídeos e até mesmo fotografar os momentos culturais que acontece no CEPS, para serem selecionados através de concursos os melhores, depois escolher um período para expor esse material que poderá ser apreciado por todos no centro, essas produções fará parte do acervo da telessala;
 Organizar a cada semestre um momento da Sessão Pipoca com a participação de alunos, funcionários e comunidade escolar.


5. RECURSOS
5.1 RECURSOS HUMANOS:

ü  Direção, Coordenação da Telessala, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenação de Cursos, Professores, alunos, convidados e comunidade;

5.2 RECURSOS MATERIAIS:

ü  Datashow, notebook, computador com acesso a internet, aparelho de DVD, caixa amplificada, tela para projeção, câmara fotográfica, filmadora impressora colorida, papel A4, papel para fotografia, armário com chave, extensão, DVDs e CDs (virgem), grampeador (grampo), tesoura grande e pequena, grampeador de pressão (grampo), antena parabólica, pistola para silicone (bastão de silicone), estilete,  microssistem, televisão 40, fita durex transparente (grande e pequeno), perfurador, pasta para arquivo, classificador com elástico, lápis, borracha, caneta, corretivo, régua 50cm, microfone.

5.3- PLANILHA DE CUSTOS:

Itens
Descrição
Quantidade
Valor Unitário
Valor Total
01
Projetor Multimídia (Data show)/ Beng
01
2.359,00
2.359,00
02
Tela de projeção com tripé/ Tramotina retrátil
01
460,00
460,00
03
Caixa amplificada  (pequena)/ Fran
01
549,00
549,00
04
Televisor 32’ / LG
01
1.345,00
1.345,00
05
Gravadora de CD e DVD/ Sata
01
95,00
95,00
06
Máquina fotográfica Digital profissional/ Canon T5
01
1,500,00
1,500.00
07
Microfone sem fio/ Le Son Ls 802- ht/ht
01
599,00
599,00
08
Apresentador Multimídia caneta/ Pointer AMP16LA Targus
01
155,00
155,00
09
HD Externo/ Seagata Expansion
01
676,00
676,00
10
CD Virgem (caixa)/ Maxprint
02
30,00
60,00
11
DVD Virgem (caixa)/ Maxprint
02
65,00
130,00
Valor Total
7.234,00
7.329,00


6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADE:


ü  Montagem do Projeto
Estruturação da sala com os equipamentos necessários para o funcionamento da mesma
ü  Catalogar e montar o acervo da Telessala.
      Divulgação do acervo e coleta de sugestões com a equipe técnica e professores;
      Reunião com a equipe gestora e técnica para apresentação do Projeto;
      Palestra sobre as funções da Telessala;
      Planejamento integrado com todas as Coordenações;
      Folder de divulgação das atividades e a importância da Telessala como apoio pedagógico ao professor;
      Atender diariamente conforme o agendamento do professor nos três turnos;
      Promover concursos de vídeos e fotografias produzidos pelos alunos durante os eventos do Centro, começando pelo Projeto Natal Solidário;
       Montar as regras do concurso e divulgar as melhores Projeções de vídeos na escola;
      Escolher uma data de apreciação através de banca julgadora;
      Premiação do melhor vídeos;
      Realizar um concurso de poesia e dança com as turmas do Centro e Pronatec e com a comunidade escola;
      Promover um evento cultural por ano para divulgação do trabalho da telessala;
      Realizar uma vez por semestre um filme para os alunos.

6.1 Manutenção  e Revitalização da Telessala

Garantir a manutenção dos equipamentos, tornar um ambiente mais adequado ao desenvolvimento do projeto e atividades inerentes a programação da Telessala, para tal sugerirmos que parte dos recursos financeiros a serem arrecadados e/ ou contemplados pelo Centro, passam ser aplicados também na telessala, como forma de investimento na recuperação do ambiente, objetivando oferecer m ambiente que favoreça a realização das atividades e refletindo na melhoria da qualidade do ensino, deste centro, pois só assim a Telessala poderá desenvolver melhor suas ações relacionadas ao assessoramento pedagógico, como mais uma ferramenta tecnológica que chegou para auxiliar o professor a melhorar o ensino aprendizagem dos alunos.


6.2 AVALIAÇÃO

O projeto será avaliado no processo, levando em consideração alguns aspectos como: hábitos de trabalho que concerne ao uso dos equipamentos, iniciativa capacidade criadora e persistência; atitudes sociais; atividades cientificas;
A avaliação também se dará no decorrer do desenvolvimento das atividades realizadas, proporcionando momentos de reflexão das ações já realizadas e do uso da Telessala para possíveis ajustes conforme as necessidades forem surgindo.


7. REFERÊNCIA
Brasil/ Mec/ Secretaria de Educação FundamentalSantana,
 Ilza Martins. Por que Ensinar?Como avaliar? Critérios e Instrumentos Pretrópoles: Vozis, 1995.
http://videoteca.nettimk.com.br
























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