VI PROJETO NATAL
SOLIDÁRIO 2015
NATAL SOLIDÁRIO
Projeto
apresentado à comunidade do Centro de Educação Profissional de Santana Professora
Maria Salomé Gomes Sares, para apreciação, com a culminância prevista para o dia 19 de
dezembro de 2015.
Santana/AP
2015
“O Natal dos
sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade.”
(Autor desconhecido)
SUMÁRIO
I - APRESENTAÇÃO .........................................................................................4
II - JUSTIFICATIVA .........................................................................................5
III - OBJETIVOS............................................................................................6
GERAL
ESPECÍFICO
IV - METAS....................................................................................................6
V - PÚBLICO
ALVO......................................................................................6
VI - DATA
/ LOCAL........................................................................................6
VII - ESTRATÉGIAS
OPERACIONAIS...........................................................6
VIII- METODOLOGIA.....................................................................................7
IX - RECURSOS
...........................................................................................8
HUMANOS
FINANCEIROS
PLANILHAS
DE CUSTOS
X - DIVULGAÇÃO.......................................................................................10
XI- AVALIAÇÃO..........................................................................................10
XII - BIBLIOGRAFIA ................................................11
I - APRESENTAÇÃO
Ao se
aproximar o mês natalino nos sentimos sensíveis às causas dos nossos irmãos
mais necessitados, pois sabemos que muitas famílias no dia de natal não têm o
que comer, nem seus filhos recebem presentes.
Com
espírito solidário, o Centro de Educação Profissional Professora Maria Salomé
Gomes Sares em consonânciaao Método Pedagógico de Projetos,buscando enfatizar a
aprendizagem significativa e a teoria da afetividade pontuada nos objetivos
traçados no Projeto Político Pedagógico do Centro, que visa mostrar aos nossos
discentes a importância dos valores sociais e morais,partindo do pressuposto de
que cada discente necessita vivenciar na prática os ensinamentos construídos
nas discussões calorosas em sala de aula, aplicando-os em ação voltada para a
comunidade à margem da sociedade.
Com
o intuito de promover a aplicabilidade da ação-reflexão-ação voltada para os
princípios éticos, o CEPS decidiu juntamente com a comunidade escolar em dar
continuidade ao VI Projeto Natal Solidáriocom
o objetivo de atender 100 (cem) famílias e 300 (trezentas) crianças carentes,
estimulando a participação dos alunos como parte ativa da construção de um
grupo maior de agregados que possam difundir uma ação socialmente mais justa e
solidária entre todos os envolvidos.
O VIProjeto Natal Solidário desenvolverá
ações como:
a)
Promover o sorteio de uma rifa;
b)
Arrecadar e entregar 100 cestas básicas;
c)
Distribuir 300 brinquedos às crianças;
Acreditamos
que este projeto proporcionará um repensar nos docentes, funcionários e
discentes, bem como, em nossos representantes que pontue leis que garanta uma
qualidade melhor aos direitos do cidadão em suaplenitude.
II
- JUSTIFICATIVA:
O
Centro de Educação Profissional de Santana Professora Maria Salomé Gomes Sares
consciente do seu papel social no contexto amapaense engaja-se à campanha “Natal Solidário” por entender a
importância que esta campanha representa ao conjunto de ações sociais, buscando
alternativas de solidariedade junto aos anseios das comunidades carentes. Desse
modo, adotou a comunidade Jardim de Deus (verificar onde será)e
alunos carentes do Centro bem como comunidades adjacentes, que possuem um
contingente significativo de crianças de zero a 12 anos, elegendo dentre elas
as de família menos favorecidas, as quais serão o foco principal de sua
programação natalina. O Projeto Natal Solidário não se configura apenas como
uma ação assistencialista, ao contrário ele abrange ações educativas em sala de
aula despertando atitudes de solidariedade, de respeito e amor ao próximo, e
levando em consideração as diferenças de afetividade e autoestima.
É
preciso despertar para a solidariedade como condição de resgate da dignidade
humana que não pode ser assumida apenas como uma atitude eventual, mas como
principio estruturado de toda a vida pessoal, que possibilita alguém
interiorizar as necessidades do outro como algo essencial para si mesmo.
Portanto, o projeto tem
como missão fomentar a conscientização solidária da comunidade escolar, na
participação e colaboração em equipe, o trabalho em benefício de outros e não
só a si mesmo, tentado com isso distanciar a ideia individualista que está
contida em nossa sociedade. É neste sentido que o Centro abraça essa causa.
Esse projeto tem como
principal eixo de sua atuação arrecadar junto a entidades que estejam dispostas
a colaborar com o Projeto, doando alimentos não perecíveis e brinquedos a serem
distribuídos para as famílias e crianças carentes dessas
comunidadessupracitadas, dandoa elas o direito de sonhar com um Natal melhor.
III- OBJETIVOS
GERAL:
Desenvolver junto á comunidade escolar os valores essenciais para
a prática coletiva da solidariedade, principalmente nesta época do ano, quando
o Natal se aproxima.
ESPECÍFICOS:
ü
Mobilizar e engajar toda comunidade escolar
em ações solidárias embeneficio das famílias carentes das adjacências e de
nossos alunos;
ü
Arrecadar brinquedos e alimentos não
perecíveis, junto ao setor empresarial, políticos,comunidade escolar e a
sociedade civil de boa vontade à serem distribuídasno dia do evento, as
famílias carentes das comunidades adjacentes e de nossos alunos mais carentes;
ü
Transmitir conceitos de solidariedade;
ü
Possibilitar o desenvolvimento do respeito à
diversidade;
ü
Incentivar o trabalho coletivo;
ü
Despertar o Espírito de participação junto à
comunidade ao qual o Centro está inserido;
ü
Indicar fontes de interiorização humana, para
que percebam a parcela de contribuição que podem oferecer à sociedade, mediante
respeito, fraternidade, compreensão;
ü
Resgatar atitudes de cooperação,
responsabilidade, participação, sensibilidade, mostrando que é possível o
nascer e o florescer da paz que habita o interior de cada um de nós.
IV - META:
Atender 100 famílias e 300
crianças selecionadas que serão contempladas com cestas básicas e brinquedos.
V – PÚBLICO
ALVO:
Famílias
e crianças que moram nas Comunidades adjacentes e de nossos alunos carentes.
VI – DATA/HORÁRIO/LOCAL:
Local: Centro Maria Salomé Gomes Sares
Horário:8h30min
Dia do Evento: 19/12/2015 (sábado)
VII - ESTRATÉGIAS
OPERACIONAIS:
O gestor
do Centro baixará uma portaria nomeando as comissões organizadoras,os coordenadores
das comissões e o coordenador geral do evento.
ü Fazer
ofícios para as lojas e políticos.
ü Solicitar
em uma reunião com funcionários dois brinquedos e dois quilos de alimentos não
perecíveis.
ü Solicitar
das turmas uma cesta básica e brinquedos.
ü Fazer
uma rifa.
ü Eleger
um aluno coordenador porturma em prol da causa e das vendas das rifas.
ü Fazer
levantamento das famílias e crianças, por sexo e comunicar a Coordenação
Central;
ü Eleger
um aluno coordenador geral.
VIII- METODOLOGIA
a)
Divulgação do projeto com a comunidade
escolaratravés de uma reuniãoadministrativa e uma reunião com os representantes
de turmas, os professores e demais funcionários da escola.
b)
O trabalho será
desenvolvido durante os meses de outubro, novembro e dezembro. Durante este
período a comunidade escolar arrecadaráalimentos não perecíveis e brinquedos.
Cada turma terá queentregar as suas doações à coordenação geral de ensino ou
biblioteca da escola.
c)
Uma comissão fará o
cadastro das famílias e entregará a coordenação geral, indicaráo bairro, as cem
famílias e as trezentas criançaspara receberem as cestas básicas e os
brinquedos respectivamente.
d)
A culminância do VI Projeto Natal Solidário
do CEPSPMSGS acontecerá no dia 19/12/2015 com início da programação para
entrega das cestas básicas e brinquedos às 8h30 para as famílias selecionadas. Será feito um evento envolvendo todos os alunos,
professores e funcionários para entrega das cestas básicas e dos brinquedos.
e)
A coordenação do evento ficará responsável
pela divisão e distribuição das tarefas com a comunidade escolar. Sendo que, as
equipes ficarão constituídas da seguinte forma:
ü Comissão
de divulgação, confecção e distribuição de ofícios;
ü
Comissão para selecionar as famílias e as crianças
serem contempladas com as cestas básicas e brinquedos;
ü Comissão
para organização da rifa;
ü Coordenação
para realizar a montagem e distribuição das cestas básicas no dia do evento;
ü Comissão
para organização do evento, ornamentação e programação cultural.
IX- RECURSOS
HUMANOS
§
Gestão
(Direção e Secretaria);
§
Coordenação
Geral de Ensino;
§
Coordenação
Pedagógica;
§
Coordenação
de Cursos;
§
Coordenação
de Mídias, Tecnologias e Comunicação;
§
Coordenação
de Integração Escola-Empresa;
§
Coordenação
de Cursos FICs;
§
Corpo
Docente;
§
Corpo
Discente;
§
Pessoal
de Apoio;
§
Comunidade
em Geral.
FINANCEIROS
O Centro buscará parceria junto
a várias entidades como: Prefeitura Municipal de Santana, SEED,Marinha,
Aeronáutica, Comunidade Escolar, Empresas, Comércios do município, vereadores,
deputados, senadorese outros.
PLANILHAS DE CUSTOS
ITENS
DA CESTA BÁSICA
(atualizar pesquisa)
ITEM
|
DESCRIÇÃO
|
QUANT.
|
V.
UNIT.
|
TOTAL
|
01
|
FEIJAO
|
02kg
|
4,89
|
9,78
|
02
|
ARROZ
|
0
|
2,75
|
5,50
|
03
|
MACARRÃO
|
02pct
|
1,80
|
3,60
|
04
|
AÇUCAR
|
02kg
|
2,75
|
5,50
|
05
|
CAFÉ
|
250g
|
3,50
|
3,50
|
06
|
ÓLEO DE SOJA
|
0
|
3,50
|
3,50
|
07
|
LEITE
|
02pct
|
3,75
|
7,50
|
08
|
FARINHA DE MANDIOCA
|
01kg
|
3,25
|
3,25
|
09
|
MILHARINA
|
01kg
|
1,50
|
1,50
|
10
|
BOLACHA
|
500g
|
3,50
|
3,50
|
11
|
SARDINHA OU CONSERVA
|
02L
|
2,50
|
5,00
|
TOTAL GERAL
|
52,13
|
VALOR
DO BRINQUEDO
(atualizar pesquisa)
ÍTEM
|
DESCRIÇÃO
|
QUANT.
|
V.
UNIT.
|
TOTAL
|
01
|
BONECA
PEQUENA
|
100
|
3,50
|
350,00
|
02
|
BOLA
|
100
|
5,00
|
500,00
|
03
|
BRINQUEDOS
DIVERSOS
|
100
|
3,00
|
300,00
|
|
TOTAL
GERAL
|
|
|
1.150,00
|
VALOR TOTAL DE CESTAS BÁSICAS
(atualizar pesquisa)
DESCRIÇÃO
|
VALOR TOTAL
|
100 Cestas
Básicas
|
5.213,00
|
TOTAL GERAL
|
Lanches(verificar quantidade e
especificar itens)
X- DIVULGAÇÃO
A escola enviará ofício
comunicando o evento e solicitando apoio para: Prefeitura Municipal de Santana,
Rádio, Comércio, Empresas locais, Vereadores, deputados, senadores e outros.
XI- AVALIAÇÃO
Do
DISCENTE:será
realizada no processo, através da observação no desenvolvimento das tarefas em
cada momento da execução do projeto.
Do
DOCENTE:haverá
reunião para identificar a participação de cada professor e sua contribuição
para realização do evento.
Do
EVENTO:ocorrerá em
todos os momentos da execução do projeto para identificar as falhas e buscar
possíveis soluções, além de uma reunião pós-evento, onde serão discutidas
melhorias para o próximo ano.
XII- BIBLIOGRAFIA
§ Projeto
Político Pedagógico do Centro de Educação profissional de Santana Professora
Maria Salomé Gomes Sares - 2010;
§
SANT’ANNA,
Ilza Martins; MENEGOLLA, Maximiliano. Por
que planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. Vozes, Petrópolis -
RJ: 2005.
§
LUCK,
Heloísa. A Gestão Participativa na
Escola. Vozes, Petrópolis - RJ: 2008.
§
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